Como Ter Uma Boa Postura – O Poder Do Treinamento Funcional

Essa preocupação com a postura corporal deve virar um hábito, algo que se faz constantemente, ao sentar, ao deitar, no trabalho, no treino, etc.

Pensando em treinamento, em exercícios de academia em especial, quando o assunto é postura várias frases vêm à tona.

Todas essas ações contribuem positivamente para a postura, mas não é tudo. Para ter uma postura ideal é necessário manter em equilíbrio os músculos envolvidos com a posição anatômica da coluna vertebral.

São eles:

Os Músculos Abdominais – reto do abdome, oblíquos superior e inferior, transverso do abdome;

Os Músculos Eretores – iliocostais, longuíssimos do tórax e espinhais;

Os Músculos Paravertebrais – semi-espinhais, multífidos, rotadores, interespinhais, intertransversários; Iliopsoas e quadrado lombar.

Qual o melhor exercício para corrigir a postura?

É muito comum receber recomendações genéricas, como exercícios que dão mais ênfase ao abdome.

A grande preocupação que as pessoas têm em “secar” a barriga acaba se transformando em fortalecimento dos músculos da região da barriga, mas a postura é muito mais que isso.

Os outros músculos envolvidos também devem ser exercitados e desenvolvidos de forma harmoniosa.

Vale a pena investir tempo e treino nos músculos posteriores (eretores e paravertebrais), assim como os anteriores (abdominais).

Busque informação de fontes coerentes e seguras, conheça melhor seu corpo e tenha um coach ou personal, que lhe oriente durante seu treino.

Para que fique claro, manter o equilíbrio entre os músculos citados deixará seu corpo com uma boa postura. Vale lembrar que não é a aula “X” ou “Y” que irá manter sua postura e sim seu equilíbrio muscular.

O treinamento funcional é hoje um sucesso, tendo uma fama crescente e sendo já muito praticado em academias por todo o país.

Esse formato de exercício é praticado por pessoas que querem músculos definidos e uma silhueta enxuta e também é bastante utilizado pelos responsáveis pelo treino de esportistas profissionais que necessitam alcançar altas performances em suas atividades.

No treinamento funcional, todos os aparelhos típicos das academias – e que só trabalham um músculo por vez – são substituídos por outros como bolas, elásticos e barreiras.

Estes visam trabalhar o maior número de músculos possível e possuem finalidades específicas em diversos exercícios, passando por movimentos mais simples, até outros complexos e que são melhores executados por aqueles que já possuem boa experiência em atividades anteriores.

Por isso os equipamentos que substituem os usuais enganam: parecem simples e pouco desafiadores, mas na verdade ocorre o contrário.

Conclusão Sobre Como Ter Uma Boa Postura – O Poder Do Treinamento Funcional

O treinamento funcional é uma excelente alternativa para você melhorar sua postura sem ter que recorrer apenas a musculação ou ginástica…

O fato de se trabalhar com equipamentos e acessórios não tão comuns como bolas, elásticos, trx, bosú, entre outros, dá um novo ar aos exercícios, o que pode se tornar até mesmo um fator motivacional para muitas pessoas que não gostam muito de frequentar uma academia tradicional para fazer atividades físicas como musculação, crossfit, ginástica entre outros tipos de exercícios…

Experimente o treinamento funcional! Vai valer a pena para você ficar com uma boa postura!

Assista o vídeo abaixo para complementar sua leitura sobre este assunto: