Os Suplementos Alimentares E Seus Benefícios E Cuidados Para Saúde

Quando falamos de suplementos logo imaginamos aqueles potes enormes que os fortões da academia usam, mas, suplementos não são apenas destes tipos.

Suplementos é o acréscimo de algo, que muitas vezes nos falta.

São muito conhecidos os suplementos alimentares de vitaminas e minerais, em que muita gente acredita que é apenas um reforço que não faz mal algum, mas isso não é verdade.

O uso desses suplementos deve ser feito de forma adequada e moderada, onde o ideal mesmo é procurar orientação médica antes de tomar qualquer vitamina e incluir na dieta.

O cansaço e o estresse, por exemplo, não são motivos para recorrer à suplementação vitamínica, pois não há benefícios específicos para esses casos…

Através da indicação de um especialista, as doses serão feitas em quantidades adequadas, e a pessoa só tomará o que for necessário ao organismo dela, além de evitar danos à saúde, como sangramentos e distúrbios neurológicos, devido à superdosagem.

Além disso é necessário ter muito cuidado com as vitaminas. As lipossolúveis, que são solúveis em gordura, depositam-se no organismo. É o caso das vitaminas A, D, E, K. Ao contrário das solúveis em água – como as do complexo B e C – que são eliminadas na urina

A suplementação vitamínica é recomendada em condições especiais, em que a alimentação não pode suprir algumas necessidades.

Alguns casos podem ser citados, como a suplementação de ácido fólico para mulheres durante a gestação; a suplementação de cálcio e vitamina D após os 60 anos.

Ferro para pessoas com anemia pela carência deste mineral; vegetarianos pela carência de vitamina B12 e outros nutrientes; crianças com maus hábitos alimentares ou ainda atletas, quando a carga de exercícios excede o que se ingere na alimentação.

Os médicos, entretanto, frisam a importância da alimentação como prioritária para a obtenção das vitaminas essenciais do nosso corpo.

Tomar vitaminas não substitui uma dieta saudável, já que a comida contém outros nutrientes essenciais, como fibras e ácidos graxos, algo que os suplementos não compensam.

Conclusão Sobre Os Suplementos Alimentares E Seus Benefícios E Cuidados Para Saúde

Sempre procure auxilio a um profissional capacitado para auxiliar sua necessidade nutricional, muitas vezes com a correria do dia a dia o nosso corpo perde os nutrientes necessários e a falta deles causa problemas de grande necessidade de controle e acompanhamento.

Um nutricionista é o profissional adequado para você se consultar caso tenha em mente iniciar a utilização de suplementos alimentares, seja quais forem os motivos e objetivos…

Jamais tome por conta própria ou pelos conselhos de amigos, professores de educação física e vendedores de lojas de suplementos alimentares…

Apenas e unicamente o nutricionista é o profissional a quem você deve recorrer neste caso…

Mas, sempre tenha em mente que priorize a elaboração de um programa nutricional objetivando a ingestão de alimentos naturais, pois, isso por si só já irá resolver 99% das suas necessidades…

Os suplementos alimentares devem vir como uma segunda opção, ou seja, como um complemento mesmo, pois, esta é a verdadeira finalidade deles…

Não há milagres quando se fala neste assunto e cuidado com o marketing, sensacionalismo e as propagandas “maravilhosas” sobre os efeitos de algum suplemento alimentar que você vê na mídia em geral!

Assista O Vídeo Abaixo Para Saber Mais Sobre Os Benefícios E Cuidados Com Os Suplementos Alimentares